domingo, 19 de setembro de 2010

Proposta de atividade educacional. "A formação do leitor na Educação Infantil".

Descrição da atividade educacional

Tema central da atividade educacional: Formação de leitores na Educação Infantil.
Pesquisas revelam que crianças que têm contato frequente com a leitura e a escrita desde cedo, apresentam aptidão para desenvolver o hábito de ler.
O contato com livros e a contação de histórias devem ser rotinas na Educação Infantil e até mesmo para os bebês.
Objetivos de aprendizagem:
* Estimular o contato com livros, revistas e outros materiais impressos.
* Estimular os pais a contar histórias para seus filhos.
* Ampliação da linguagem oral.
* Leitura de imagens e sequenciação.
Segmento de ensino: Educação Infantil, alunos de 1 e 2 anos.
Ferramentas da web utilizadas:
* youtube
*blog da escola
*google docs
Metodologia de aplicação:
Essa é uma atividade que deve ser frequente. Inicialmente, começamos com a disposição de livros de materiais adequados aos alunos para que eles pudessem manuseá-los. Outras atividades foram inseridas aos poucos, como a leitura de livros de imagens com a turma, dramatizações, fantoches etc. Atividades em que serão utilizadas as ferramentas da web:
* Dramatização da história dos “Três porquinhos” com a turma. A dramatização será filmada e postada no youtube.
* Todas as fotos e atividades da turma durante o projeto serão postados no blog da escola, a fim de que os pais acompanhem o projeto.
* Pesquisa com os pais, através de preenchimento de formulário no google docs. (Formulário disponível para os pais no blog da escola)
https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dGdYMUNBOGFaY1AzZHVGTkN2aTNlZVE6MQ (link do formulário)
* Ciranda de livro: os livros da sala serão levados para a casa dos alunos, todos os fins de semana, e os pais deverão ler com eles. Na segunda-feira, trarão os comentários das experiências. Os comentários serão editados e postados no blog da escola semanalmente.

forma de avaliação: A avaliação será ao longo das atividades, percebendo a interação dos alunos e a evolução no vocabulário.
cronograma: Seis meses. ( até o fim do ano)
Material de apoio:
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Ática, 2004.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática.  Moderna, 2000.
http://www.youtube.com/watch?v=1MUGpGx1gu8
http://www.youtube.com/watch?v=bYLYBJE_x2g
http://antigo.revistaescola.abril.com.br/edicoes/Esp_017/aberto/mt_especial_283148.shtml
https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dGdYMUNBOGFaY1AzZHVGTkN2aTNlZVE6MQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário